terça-feira, 29 de março de 2011

Curiosidades: Etimologia de Palavras - Informática.


Olá pessoal eu estava preparando algumas aulas quando me deparei com dois textos muitos interessantes sobre alguns termos ligados a informatica e computadores, então decidi publicar meu primeiro texto sobre etimologia (origem/história das palavras).

Enquanto eu assistia o excelente filme "UP" eu vi a palavra "google" ser usado para se referir aos óculos no capacete do pequeno Carl, então fiquei curioso para descobrir o que realmente significava a palavra no meio do caminho descobri o significado e a origem dos termos Bluetooth e Spam, até que cheguei ao excelente artigo do VOA News na qual descobi o real significado da palavra google.

Escolhi a palavra "blog" como primeira palavra do artigo, afinal eu tenho um blog então preciso saber o que esta palavra significa (risos):

Blog: . A palavra blog é uma abreviação para Web Log (weblog) que traduzindo seria algo como "diário na rede" (leia diário online)

Bloggers: Outro neologismo lingüístico junção da palavra blog + doer (aquele que faz alguma coisa) = blogger; no entanto aqui no Brasil é mais comum usarmos o neologismo blogueiros, junção da palavra blog com o afixo + eiro (Adpto).

Bluetooth: Dente [tooth] Azul [blue]? Parece mas não é, embora muita gente ache que realmente signifique dente azul esta é uma história interessante uma vez que Bluetooth na realidade era uma espécie de apelido do rei da Dinamarca e Noruega Harald Blåtand (935 - 986) que traduzido para inglês seria Harold Bluetooth e para o português Haroldo Dente-Azul, mas segundo alguns eruditos a palavra Blåtand seria a junção de duas palavras Blå + tan, sendo que a palavra Blå tinha o significado "homem de tez (pele) escura", enquanto que tan teria o significado "homem notável". Assim explicado, o apelido original poderia ter significado "homem notável de tez (pele) escura".

Mas por que a Nokia Erikson decidiu usar o nome do cara? Bem ele não foi chamado de homem notável atoa, diz a lenda que as tribos escandinávias encontravam-se sob ataques constantes de seus inimigos, caso continuassem batalhando em separado perderiam todas as suas terras e riquezas. Foi então que Harald Bluetooth (Haroldo Dente Azul) resolveu reunir as tribos, ele convocou os principais líderes escandinávios e nesta reunião ele sugeriu que todos deveriam se unir em prol de um interesse comum: a defesa da terra e a vitória. Qual foi o resultado? Eles venceram os inimigos e fortaleceram o seu poder.

Quando os engenheiros da Nokia Erikson uma empresa da Suécia (país escándinavo) criaram uma tecnologia capaz de unir diferentes aparelhos como computadores e celulares eles resolveram homenagear o rei (Bluetooth) que um dia uniu o povo escandinavo, isso pode ser notado também no símbolo da tecnologia Bluetooth que é a junção das letras H e B no alfabeto latino.

Delete: A palavra, às vezes, migrou de isiomas e significados ao longo dos séculos. O verbo delete vem do latim delere (apagar) e passou do francês para o inglês no século 15. No português, acabou derivando no adjetivo indelével (que não dá para apagar), e, finalmente agora, no virar do milênio, a palavra deletar ganhou o mundo, , e reapareceu no português proveniente do inglês, na forma de verbo e com seu sentido original, isto é apagar.

Google: O mundo todo conhece o nome Google, escrito g-o-o-g-l-e. Pois a maquina de pesquisa da empresa e preferida da maioria dos usuários de computadores ao redor do mundo, mas o que a maioria das pessoas não sabem é que o nome Google foi escolhido para nomear por causa da Matemática onde Googol escrito g-o-o-g-o-l, represento um numero seguido por cem zeros (1 googol = 1,0 × 10100).

Hacker: Etimologicamente está relacionado ao verbo cortar nas línguas germânicas. O termo desenvolveu-se vindo a ser associado ao ato de modificar ou inventar algo para realizar novas funções. No começo da era da informatica o termo começou a ser usado para designar os programadores. Eventualmente, o termo passou a ser utilizado exclusivamente nas áreas da programação ou eletrônica, em que passou a ser usado para designar indivíduos que demonstravam capacidades excepcionais nestes campos, efetivamente expandindo-os com atividades práticas e artísticas. E com o passar dos anos surgiram usuários espertinhos (leia inteligentes) que começaram a usar o seu conhecimento para roubar informações ou usar programas sem pagar. No Brasil também existe o neologismo Hackear.

Mouse: Essa é uma história bem conhecida masque vale a pena ser contada, nos primordios da era da informatica usar um computador não era nada fácil então no começo dos anos 60 o especialista em computação Douglas Engelbart desenvolveu a um aparelho para ajudar na navegação pela tela do computador. O Primeiro Mouse de computador era esculpido em madeira com 2 rodas de metal e o fio que o ligava ao computador. O aparelho passou a ser chamado Mouse (rato) justamente por causa deste fio.

OK: Com certeza o mais bem sucedido de todos os americanismos, a origem da palavra OK também suscita muitas dúvidas e mistérios. De todas as teorias a mais aceita hoje diz que as iniciais OK representam korrect, forma ortográfica jocosa de all correct (tudo certo) usada no início do século 19. OK aumentou em popularidade durante a campanha presidencial de 1840, ao ser usado como slogan do então candidato Martin Van Buren cujo apelido era Old Kinderhook.


Refrências Bibliográficas:

http://www.sk.com.br/sk-hist.html
http://denilsodelima.blogspot.com/2009/03/o-que-significa-bluetooth.html
http://www.voanews.com/learningenglish/home/Words-and-Their-Stories-Computer-Terms-99686864.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Bluetooth#Origem_do_nome_e_logotipo http://sk.com.br/sk-hist.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Haroldo_Dente-Azul http://pt.wikipedia.org/wiki/Spam#Etimologia http://pt.wikipedia.org/wiki/Delete

Nenhum comentário:

Postar um comentário